O comportamento manada é a conduta de indivíduos que em grupo agem da mesma maneira. O conceito faz referência ao comportamento animal, onde espécies que andam em grupos se juntam para se proteger ou escapar de um predador. Aos seres humanos, a atitude relaciona-se à tendência de seguir ações da massa ou de pessoas influentes, o famoso “Maria vai com as outras” em tradução livre.
A psicologia explica que as ações são inconscientes, pois o ser humano tem a necessidade de se sentir aceito em grupos. As redes sociais e a era dos influencers são um espelho, o clique no ‘seguir’, muitas vezes, pode significar abandonar a si mesmo para viver no outro. A necessidade de ser aceito pela massa, se torna maior que a vontade de manter seus próprios princípios e convicções. Procurando se encontrar, pessoas acabam se perdendo.
Para exemplificar esse efeito pense na moda e em como tudo que se “populariza” torna-se desejo da grande massa. Na escola, as garotas pareciam todas iguais? Será que elas se sentiam confortáveis com tais acessórias, tênis e roupa ou elas queriam ser aceitas em determinados grupos? O efeito manada se manifesta em diversas áreas.
Por outro lado, existem boas ações que se propagam no comportamento manada de forma positiva. Incentivado por grandes personalidades nas redes sociais, o uso dessa influência surge para o bem. Quando falamos sobre a propagação das fake news, essa influência é fundamental para que as informações corretas sejam disseminadas.
Vale pensar nos gatilhos que o comportamento manada desperta. Um deles é a falsa sensação de segurança ao agir em grupo e o medo de ser deixado para trás, mas a sensação de perda de si mesmo também é presente. É preciso ter opinião, saber argumentar, pois se você não decidir, as coisas por fora decidem por você.
Comments