top of page
  • Foto do escritorJuliana Santana

Com o objetivo de resgatar a ancestralidade, Karol Oliveira lança a Orisun

Atualizado: 23 de fev. de 2023


ORISUN é uma palavra de origem Iorubá, língua de povos africanos. Significa origem, início, nascente, fonte... e tudo isso tem a ver com ancestralidade. Buscando por esse resgate imersivo, talvez até mesmo de si mesma, Karol Oliveira, psicóloga, preta e periférica, procura conectar pessoas às suas origens, as suas ancestralidades.


Algumas pessoas passam pela fase de descobrimento de suas origens e em suas ancestralidades elas finalmente se encontram. Porém, esse choque de se enxergarem, muitas vezes não é fácil. Sobretudo para pessoas pretas, no olhar de preconceito e discriminação, elas sempre foram pessoas pretas. As primeiras apontadas, pelo tratamento apático em estabelecimentos e colocadas como inferiores. Com Karol não foi diferente, fruto da miscigenação, a jovem passou por um longo processo de encontro consigo mesma. Foi nessa fase de autodescoberta que a psicóloga começou a formular a Orisun.



Karol Oliveira | Arquivo pessoal

Tendo sua coragem como o pontapé inicial, Karol explica o momento em que a Orisun nasceu - “Eu penso muito sobre a minha vida, a parte em que eu comecei a me tornar negra. Tem uma autora, psicanalista, Neusa Santos, que fala muito sobre isso, que a gente se torna negro e fez muito sentido com o projeto da Orisun e parte da minha vida. Então, ali próximo da formação da faculdade, eu estava nesse processo de me tornar negra. Eu participei de um coletivo com outras mulheres negras, eu comecei a ouvir histórias, comecei a me identificar e comecei a me tornar uma pessoa negra, me apropriar mesmo dessa característica”, explica.


O objetivo da Orisun é fazer com que a pessoa acesse sua origem, a sua ancestralidade. Além disso, tenha conexão com o seu próprio eu, consiga se perceber para assim perceber o mundo e se colocar no mundo tornando-se mais forte. A partir dessa identificação, a pessoas conseguirá acessar várias coisas em sua essência, da sua origem e da fonte de quem ela é. A Orisun acontece dentro do espaço terapêutico, dentro de um espaço onde ela atende e acontece a psicoterapia.


Dessa forma, a psicoterapia consiste em um conjunto de técnicas e métodos psicológicos para atingir determinado objetivo. Já esse objetivo parte sempre da pessoa que procura esse processo. Karol ainda explica que a psicoterapia é um processo que necessariamente entramos em contato com a origem da nossa identidade, a fonte de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. E isso tudo faz com que estejamos mais conscientes e seguros de quem somos e para onde iremos.


"Pra você se fortalecer hoje, entender qual o seu funcionamento para você olhar pra frente, você precisa olhar pra trás e resgatar o que vem dali. Seja de ancestralidade, de essência ou o que aconteceu nos seus primeiros anos de vida. Então, faz muito sentido com o que você é agora. Entender todo esse processo te faz mais forte hoje para ser quem é. A partir do momento que você percebe qual a sua essência, onde se originou determinados comportamentos, determinadas ações, alguns padrões também, você começa a se fortalecer internamente", finaliza.


Karol busca trazer a reflexão sobre origem, e de como identificá-la e aceitá-la pode fazer toda diferença no seu "Eu de hoje".


Conheça a Karol e siga a Orisun nas redes sociais:


75 visualizações
bottom of page