top of page
Foto do escritorJanaine Fernandes

Afropausa: podcast foca na representatividade no mercado publicitário

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Com foco em furar os padrões do mercado publicitário e enegrecer ideias, jovens da periferia de São Paulo criaram podcast independente


 Marcelo Honorio (camisa listrada), Júlia Teodoro (de animal print), Larissa Araújo ( macacão amarelo),  Laise Alves (de rosa), Guilherme Dresch (camiseta verde), Igor Pinheiro ( atrás) e Larissa Santos (camiseta amarela e preta) (Divulgação).

Com o objetivo de trazer pontos e panoramas de repertórios que fujam da bolha social, sete comunicadores pretos da Wunderman Thompson, moradores da periferia de São Paulo, compartilham suas vivências pessoais, profissionais e também de urgências da comunidade negra, por meio do podcast independente lançado em 2019.


O AfroPausa surgiu da inquietação de jovens das diferentes periferias com a falta de representatividade no mercado publicitário num todo, tanto internamente quanto externamente. O sentimento era de que faltava novas narrativas, vivências e experiências. Então, com o propósito de ser referência de repertório sobre negritude, em novembro de 2019 com o especial Inconsciência Negra nasce o primeiro podcast formado por publicitários negros brasileiro, o nome surgiu através de nossas pausas durante o expediente profissional para conversar e nos fortalecer durante o dia. "Sentíamos falta de conversas com gente preta sobre realidades e dificuldades como os nossos. Por 5 minutos tínhamos nosso momento de quilombo e rede de apoio, nossas AfroPausas e papos se tornaram cada vez mais essenciais que surgiu a ideia de levar isso aos outros ouvidos assim um podcast" diz Larissa Araújo community manager do Projeto.


A ideia do AfroPausa é gerar insights e processos cada vez mais criativos, abrangentes e plurais. Em seu repertório, o grupo traz temas importantes a serem debatidos na sociedade, como solidão da mulher negra refletido no ambiente de trabalho e o Black Money, lugar de fala, racismo recreativo, palavras com expressões racistas e preconceituosas que deveriam sair do vocabulário, entre outros. “Pra mim o AfroPausa é uma forma de nos reafirmarmos como profissionais negros dentro de um mercado branco e elitizado, que tende a ver as coisas de dentro de sua própria bolha. Nossa ideia é expandir esse horizonte, mas também para além disso, o AfroPausa é uma forma de mostrarmos nossa individualidade como pessoas pretas” diz Larissa Santos planejadora e mediadora desta temporada.


De forma quinzenal, a equipe lança os seus novos episódios nas quartas-feiras às 10h. Em sua rede social, o AfroPausa faz a divulgação de todos os trabalhos lançados, e traz convidados especiais para debater temas importantes. Uma das últimas convidadas foi a jornalista e ex participante do Big Brother Brasil 19, Rízia Cerqueira, que falou sobre suas vivências dentro e fora do programa e que junto a equipe do AfroPausa, levantaram um questionamento sobre o que é ser sensato e como é possível se fortalecer em diversos espaços.


O Projeto conta com 7 integrantes todos trabalhando no na Wunderman Thompson Brasil sendo eles:


  • Guilherme Dresch, 25. Cursando Publicidade e Propaganda pela Anhanguera e formado em Computação Gráfica pela Saga School of Art. Atualmente é Assistente de Arte na Wunderman Thompson Brasil e seu primeiro contato profissional com a área veio no estágio de Direção de Arte já antiga JWT. Engajado na cultura geek, cultura afro-brasileira com foco principal nas músicas de origem periféricas e na literatura, amante de carros e esporte.

  • Igor Pinheiro, 26. Carioca, reside em São Paulo, formado em Jornalismo pela UFF, trabalhou com edição de vídeo por 6 anos nos canais Esporte Interativo. Hoje é editor/motion designer na Wunderman Thompson. Faz parte do coletivo Vote LGBT, que procura mais representatividade para LGBTs, principalmente na política. Apaixonado por cinema, também trabalhou por anos com críticas, reportagens, entrevistas e coberturas de festivais para o site CCine10.

  • Julia Teodoro,19. Cursa Relações Públicas, e está no seu terceiro ano de experiência na área de criação de conteúdo digital. Nessa profissão tem como objetivo criar propostas com diversidade de raça e gênero e com isso já foi convidada pra compartilhar conhecimentos em eventos do TedX e do Facebook NY. E para além do crachá, é oraculista e lê baralho cigano.

  • Laise Alves, 32. Formada em Publicidade e Propaganda pela FIAM FAAM, trabalhou por 5 anos com redação e produção de conteúdo para clientes como Bridgestone, Firestone, entre outros. Em 2018 decidiu recomeçar a carreira, ingressando na Wunderman Thompson na área de planejamento, onde hoje atua como assistente. É apaixonada por moda e entusiasta das pautas femininas.

  • Larissa Araújo , 24. Cursando o último semestre de Propaganda e Marketing, pela UNIP, formada em Branded Entertainment & Content pela Miami Ad School. Atualmente trabalha pelo terceiro ano como Community Manager. Já passou pelo Ateliê Xongani e desde 2019 na Wunderman Thompson. Muito engajada em causas, atenta nas redes sociais e divide a rotina de trabalho em projetos paralelos, cursos e trabalho voluntário voltados à cultura e educação de minorias sociais.

  • Larissa dos Santos, 23. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista (UNIP), onde foi contemplada com uma bolsa integral pelo programa Universidade para Todos, ProUni. Iniciou sua carreira em agência no departamento de mídia, mas descobriu sua verdadeira paixão por narrativas e dados na área de planejamento, onde atua há quase 3 anos. Apaixonada por narrativas negras, podcasts e receitas que quase nunca dão certo.

  • Marcelo Honorio, 23. Estudante de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade FIAM FAAM. Atualmente reside no Capão Redondo, periferia da Zona Sul de São Paulo. Há um ano trabalha na área de atendimento da agência Wunderman Thompson. Pós expediente, vocês certamente podem encontrá-lo em rolês como Batekoo e Crash Party.


Links dos episódios


5 visualizações

Comments


bottom of page