Projeto digital que discute o acesso à arte acontece no mês de agosto
Em tempos de pandemia, o Expo na Laje acaba de lançar seu novo projeto digital, DE OLHO NA LAJE que trata-se de um festival online pautado na experiência com arte e música. O festival visa impulsionar o consumo de arte dentro de casa, onde a população consome tipos diferentes de conteúdos. Com base nisso cada edição será desdobrada em uma live no youtube, um podcast e infográfico. Para facilitar a comunicação com o público, todo material será disponibilizado no site do projeto (www.exponalaje.com) que teve seu lançamento 20/07.
"Não é fácil levar uma sala de exposição à céu aberto (como é o formato do Expo na Laje) para internet, então tivemos que nos adaptar. O que pessoas que estão na periferia veem quando abrem suas janelas, são as lajes, e daí surgiu o nome." revela Rafael Rodrigues.
"A maioria dos artistas periféricos são inspirados pela própria quebrada, esse trabalho é uma forma de dar mais evidência para o que eles já vem fazendo a muito tempo..." completa Samuel da Paz, um dos fundadores do projeto.
A transmissão da nova programação acontece nos três primeiros sábados de agosto, no youtube da iD Prod 011:
08/08 às 17h • Artes Plásticas - Enternecimento com escultor hiper-realista Jorge Eduardo Florêncio + Dj Set de DJ Livea. Lembrete: https://bit.ly/33nQ7V0
15/08 às 17h • Música - Objetos de Arte com o mestre de capoeira e luthier Luiz Poeira + Dj Set de Qaslu. Lembrete: https://bit.ly/2DuZx6c
22/08 às 17h • Leitura & Poesia - Quem Não Lê, Não Escreve? Quem Não Escuta, Não Recita? com escritora e poeta Tawane Theodoro + Dj Set de Dj Sophia. Lembrete: https://bit.ly/3gjcqiA
Sobre o Expo na Laje
O Expo na Laje é um projeto que leva arte e cultura para fora dos meios tradicionais. A laje é a representação de um local informal e descontraído, onde pessoas que vem de comunidade se sentem à vontade para realizar churrascos, banho de sol, e eventos festivos. O intuito é ser uma plataforma criativa para revelar novos artistas e ressignificar o conceito de laje.
A primeira temporada teve a duração de 4 meses, fomentando mensalmente a inovação dentro de cada segmento artístico selecionado, como moda, grafite e fotografia. Sua inauguração aconteceu no feriado da consciência negra, 20 de novembro 2019 no Bloco do Beco, zona sul de São Paulo, com a edição que englobou moda e comportamento incorporando o aniversário de 1 ano do evento Desse Lado da Cor, que conta história e diferenças entre 4 jovens negros (sendo 2 angolanos e 2 brasileiros): Yuran Tinta, Gervas, Malcolm VL e Menino Jazz, ação fotografada pela Kahmi teve destaque na Revista Marie Claire.
Na segunda edição foi a vez, da exposição compilada de obras que ilustram e questionam o submundo do graffiti, pela visão do mestre grafiteiro Icone K, e pintura ao vivo fica por conta da Paz e Mofita.
Terceira edição foi abordado a Fotografia Vivência, que apresentou o trabalho autoral de dois jovens paulistas que exploram a fine art, moda e lifestyle. Marina Nacamuli que atua principalmente com 35mm numa experiência sensorial, juntamente com as construções urbanas de Alisson Gabriel, mostrando as cores do P&B.
Em julho de 2020, o projeto se potencializa digitalmente com festival DE OLHO NA LAJE, que expressa a visão periférica sobre a pandemia, discutindo temas como artes plásticas, música, poesia e leitura, oferecendo diversos conteúdos para inspirar a produção de arte em casa. É uma iniciativa sem fins lucrativos, você pode ajudar com sua doação entrando em contato para o email apoie@exponalaje.com ou diretamente no site.
Comments