top of page
Foto do escritorMarginalmente

Entrevista com Bruno Santos - DJ BSG

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Com aproximadamente cinco anos de experiência na carreira musical, DJ BSG fala sobre os desafios de trabalhar com música na periferia

Fotografia por @marcus.mvs
Fotografia por @marcus.mvs

Apesar da pouca idade, Bruno Santos, 20 anos, carrega uma ampla experiência no ramo musical. Trabalhando como dj, beatmaker e produtor musical, o multiartista revela que só conseguiu acreditar no seu potencial por volta dos seus 18 anos. "Eu tive inúmeras dúvidas e insegurança de não conseguir fazer um bom trabalho. Até hoje eu sou muito crítico em minhas produções, mas já fui muito mais, e isso foi um grande bloqueio. Com a ajuda da minha noiva e amigos, resolvi me dedicar totalmente à música e colocá-la como foco principal".


A sua primeira composição foi "Blackpower" com o falecido grupo ThestreetJJ. Bruno afirma que foi um dos beats mais influentes que produziu, e com o grupo, conquistou o 2º lugar nas seletivas do festival AudioGroove, recebendo elogios do influente rapper Thaíde. "Eu senti muito orgulho de mim e do meu trabalho. Era tudo muito novo e serviu como principal incentivo pra eu continuar nesta área".


Em suas produções, o músico abusa da criatividade e utiliza melodias que o atraia como inspiração. "Qualquer som, toque, ruído é um ponto de partida para uma produção minha, isso vai desde Banda D'javu à musiquinha do jogo do Pou. Tudo vira música pra mim e isso me deixa mais livre pra criar e trazer significados para os novos sons e beats".

Fotografia por @marcus.mvs
Fotografia por @marcus.mvs

Em sua trajetória, o jovem artista comenta sobre a dificuldade de ser levado a sério na área e a falta de reconhecimento dentro da própria quebrada. "Poucas pessoas se lembram ou elogiam os beatmakers, a "estrela" é sempre a pessoa que canta. Isso não acontece comigo apenas como beatmaker, mas também como dj, o que acaba me desmotivando, pois tira a credibilidade do meu trabalho. Mas sigo firme e na tentativa de conquistar cada vez mais espaço", diz.


Um outro fator que acarreta a sua desmotivação é a falta de apoio familiar. Bruno comenta que os seus pais não encaram a sua profissão como um trabalho devido a questões financeiras. "Uma pessoa da quebrada vivendo de música é uma realidade bem complicada de administrar. Ganhar dinheiro com música é difícil, mas estou vivendo assim, sendo motivado por meus amigos, que me ajudam pra caramba. Se não fosse eles, eu estaria em um trabalho comum, e sou grato por ter continuado na música, pois não estaria no nível que estou hoje". Dentre as suas motivações, ele cita que a relação com o público é um dos fatores que o fizeram continuar. O feedback das pessoas que escutam suas produções, que interagem e dão dicas de como melhorar o seu trabalho, é o que faz com que Bruno se aprofunde cada vez mais na área.


Fotografia por @marcus.mvs
Fotografia por @marcus.mvs

Ao falar sobre as suas inspirações, o artista revela grande admiração por seus amigos e colegas de trabalho. Em suas citações, Bruno inclui: i15, Budas, Yque, o time da SSG e Brenda Dourado, que se tornou uma grande inspiração desde que começaram a trabalhar juntos.


Aos apaixonados por música e que desejam seguir carreira no ramo, o Dj BSG aconselha: "Se esforce muito, estude bastante e principalmente, ouça muita música! Isso é essencial pra aumentar o leque da sua musicalidade em outros estilos e linguagens. Seja flexível ao produzir qualquer gênero musical, sem preconceitos ou tabus, só sinta a música e as expresse da sua forma, sendo você mesmo sempre".


Pra conferir as suas produções, acesse: soundcloud.com/djbsg

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page