top of page
Foto do escritorMarginalmente

Entrevista com Mamãe Artesanal

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Monica Dias investe no ramo da moda e faz projeções pro futuro

Monica Dias e suas exposições na Feira Dquebradinha
Fotografia por Mikael Silva para a Feira Dquebradinha

A ideia que surgiu de forma despretensiosa durante férias no Maranhão, se tornou o novo negócio de Monica Dias, de 42 anos. Residente do Parque Fernanda, bairro da zona sul paulistana, a criadora do "Mamãe Artesanal" conta que a ideia inicial era comercializar cachaça artesanal, mas que para isso teria que ter um público predefinido para não ter prejuízo. "Com a necessidade de gerar mais dinheiro, comecei a pensar em vender bijuteria no Instagram, mas eu ainda queria algo diferenciado e foi aí que surgiu a ideia de pedir a uma amiga para fazer alguns croppeds de crochê, e também foi neste momento que eu me lembrei que já sabia fazer crochê", diz.


Para o "Mamãe Artesanal" são criadas bijuterias, croppeds, toucas e gorros, tudo em crochê, e apesar do empreendimento ter sido criado em 2019, a habilidade com as linhas e agulhas já é antiga. "Aprendi a fazer crochê sozinha através de uma enciclopédia em 2003 quando o Moysés (ex esposo) estava preso, mas infelizmente quando ele saiu me proibiu de fazer porque ele achava que era coisa de desocupado. Em 2019 eu voltei com tudo", afirma Monica.


Além do seu empreendimento, Monica Dias trabalha como Auxiliar Administrativo em uma Faculdade de Medicina há mais de 10 anos. "Por enquanto é tranquilo ter várias funcionalidades. Trabalho seis horas diárias e faço crochê nas conduções para o trabalho e no tempo livre em casa. Planejo chegar ao ponto de não conseguir conciliar ambos trabalhos e finalmente ter que escolher a Mamãe Artesanal como meta de vida", comenta.

Fotografia por Rulia

Uma das projeções é que a marca um dia consiga alcançar o mesmo nível que grandes grifes. "Não vou negar que já me peguei várias vezes sonhando com isso. No momento é apenas um sonho, mas não sabemos o dia de amanhã. Além de tudo, quero me jogar também na área de corte e costura, pois estou com planos de fazer roupas por encomenda e exclusiva. Talvez isso colabore para que um dia a Mamãe Artesanal se torne uma grife".


Seu trabalho tem conquistado o público consumidor e ganhado reconhecimento a cada dia. A Mamãe Artesanal já teve seus produtos expostos em eventos da comunidade em que vive, como: Feira Dquebradinha e Desfile Loyal. Além disso, já houve propostas de parceria. "A Elisa me fez uma proposta de parceria em stylist com o seu brechó (aelisarosabrecho), e fui chamada para participar do evento Sobrevivência no próximo mês".


Atualmente, a sua estrutura de produção é simples e a média de vendas mensal ainda é baixa. Todos itens são criados de forma independente e seus filhos lhe auxiliam nas fotos, divulgação, logo e redes sociais. Os pedidos podem ser realizados pessoalmente ou através do Instagram e Whatsapp.


Para quem quer apostar no trabalho independente, Monica deixa a sua dica: "Acredite, acredite e acredite! Nunca foi fácil e nunca será. Você só consegue alcançar seu objetivo se você for perseverante e acreditar em si mesmo e no seu negócio".


Instagram: @mamaeartesanal

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page