top of page
Foto do escritorJanaine Fernandes

I15 retrata a vivência periférica no álbum "Glória e Vitória"

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Com seis anos de carreira no ramo musical, a dupla possui uma lírica consciente e aborda pautas importantes em suas letras

Fotografia por @mikaelluciano_

Residentes do bairro Chácara Santa Maria, localizado na zona sul de São Paulo, Marco Aurélio, mais conhecido por "M.Crazy" e Jonathan dos Santos, conhecido pelo vulgo "Chris", são quem formam a dupla i15. Com carreira iniciada em 2014, os jovens de 22 e 23 anos seguem no mundo da música com letras reflexivas, que abordam a vivência do jovem negro dentro da periferia.


Em 2019, a dupla lançou o álbum "Glória e Vitória" nas plataformas digitais, que conta com 10 faixas que em maioria falam sobre o racismo e exaltam o orgulho e o amor pela quebrada em que vivem. Com muitas referências citadas em suas letras, as músicas lançadas em seu último álbum contam com a participação de outros artistas periféricos, como Thalia Abdon, Yque, Mano Judão, Miggaz FS, Harry, Reali e Mvtanx.

Fotografia por @mikaelluciano_

Ainda na adolescência, Marco e Jonathan que se conheceram na escola, começaram com o grupo "Insanidade", que após a saída de um dos integrantes, passaram a se tornar o "i15". Compartilhando as suas vivências, os jovens que já compunham antes de se conhecerem, começaram a escrever suas letras juntos. "Era tudo muito simples e eu não tinha total noção do que tava fazendo, mas já sentia que era aquilo que eu queria fazer", diz M.Crazy.


Com a participação de HARLLEY e produção da SSG Records, em 2017, no dia dos namorados, a primeira versão da love song "Ela é", foi lançada no youtube. Ainda utilizando o nome "Insanidade", a composição de Harlley e Marco, conseguiu deixar o coração dos apaixonados quentinho. "Tudo é motivo pra escrever. As vezes a vida, o amor, o ódio, ou uma palavra engasgada que eu deveria ter dito", diz Marco.


Fotografia por @isac_ex

Com referências como Sabotage, Tupac, Notorius B.I.G, CBJr, Bob Marley, Emicida, Kendrick Lamar, 50 cent, Yque, M.Crazy e pessoas do seu dia a dia, assim como o seu parceiro de dupla, Chris relata que tudo a sua volta é um motivo para compor. "Sempre tem motivos que me fazem compor, prezo muito pelo momento e o sentimento, seja bom ou ruim", diz.


Com seu primeiro single lançado em maio de 2018, o artista diz ser gratificante e surpreendente ver seus amigos e familiares curtindo as suas produções. "Eu só tenho a agradecer ao ver todos que de alguma forma são fonte de inspiração e são importantes pra mim ouvindo o meu trabalho". Com clipe produzido pela Underground Filmes, a música "Historia real" conta com participação do Mano Judão e produção da SSG Records.


Fotografia por @isac_ex

Em relação a sua primeira experiência ao cantar em cima de um palco, M.Crazy conta que havia muito nervosismo e que a dupla ainda não tinha a preparação necessária comparado a atualidade. "Hoje em dia o que muda é que temos mais ensaios, mais sintonia e experiência. Ainda sinto aquele frio na barriga, mas sei lidar melhor com isso".


Similar ao seu parceiro, Marco revela as mesmas inspirações de grandes artistas citados por Chris, e ainda afirma que há muitas pessoas próximas que são referências e que o inspiram em sua carreira.


Fotografia por @mikaelluciano_

Assim como a maioria dos artistas periféricos, Chris comenta que uma das suas maiores dificuldades é acreditar em si mesmo. "Muita vezes duvidamos da nossa própria capacidade e tentar conciliar a vida com a carreira musical também. Por esses dois motivos vi muitas pessoas desistirem do que eles almejavam, mas dificuldades vem de todos os lados,  tudo vai depender de como encaramos cada situação". Em concordância ao que foi dito pelo amigo, M. Crazy complementa: "É necessário o dobro de determinação se você quiser alcançar o que almeja, independente do que seja".


Pra quem inicia na carreira musical, a dupla deixa um recado importante: "Foque no que você acredita, não importa o que disserem. Se você errar, levante e volte pro ringue, pense fora da caixa confie em suas ideias e no seu trabalho,por mais malucos que sejam. Foco total e foda-se os bicos". O álbum "Glória e Vitória" pode ser acessado pelo youtube e está disponível nas plataformas musicais.


Acompanhe pelo instagram:



🗣 Contato: contatooficial.i15@gmail.com

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page