top of page
Foto do escritorTainá Arruda

Aos 23 anos artista reflete seus sentimentos em obras de arte

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Apesar de ter contato com a arte desde pequena, Paloma voltou a se envolver mais a pouco tempo

Paloma Monteiro, de 23 anos, nascida em Franco da Rocha, hoje reside há 3 anos na zona Norte de São Paulo, é agente de projetos sociais, universitária no IFSP (Instituto Federal de São Paulo), pesquisadora, produtora cultural, artista visual no ateliê @Loverso_arte e proprietária e sócia do @Pretasnatos.

‘’Meu contato com a arte tenho certeza que aconteceu desde de sempre, as vezes me pego tendo memórias da infância, lembro-me no primário com 4 a 5 anos amava fazer trabalhos artesanais com massinhas, aquelas de modelagem, adorava criar e recriar artesanatos, formatos e sempre querendo recriar algo. A escolinha se tornava o melhor lugar do mundo, eram tantas cores e formatos", conta.

Com 11 anos foi a época que começou a desenhar com bastante frequência realizava desenhos de roupas a sua família achava que que seria estilista. As brincadeiras sempre eram com uma pegada cultural, educacional e artística, como era ela e os primos então brincavam muito de escolinha, teatro, pinturas etc.. "Bateu uma saudades..." (risos). Mas depois de "adulta’’, retomou as pinturas há dois anos com o projeto @Loverso_arte, onde começou criar quadros de madeiras recicladas.

Tudo começou quando não sabia o que presentear seu esposo, então sempre quis ela mesma produzir. A artista conta que era dia dos namorados e ela sem saber o que fazer, avistou uma pequena madeira largada em casa e tintas, então resolveu fazer um quadrinho simples e, seu esposo amou e começou a incentivar a pintar para decorar o quarto dele. E foi algo gostava, então começou produzir. Ao longo do tempo os amigos foram vendo, gostando, pedindo encomendas, nesta produção começou a participar de feiras de artes e os quadrinhos foram além. No total já vendeu 100 quadros e com ela ainda permanecem 15 quadros que são seus xodós e não larga, são especiais.

Atualmente começou uma técnica nova o String art, onde se utiliza linha e prego na madeira e as criações estão fluindo, para dar uma separada das pintura criou o @pretasnatos que no final virou uma parceria com uma colega, Darlene, que produz costura criativa, "e está sendo uma experiência bem maravilhosa".


‘’As inspirações vem do meu estado espiritual do dia, levo a arte como terapia, ela envolve todo o universo em que vivo, as percepções desse lugar chamado Terra. Claro, tem a questão dos estudos, contato com outros artistas, exposições etc.., porém as inspirações vem dentro do meu universo. algo do que eu ainda consiga explicar’’, fala.

Paloma não tem um público específico, os meus quadros eles carregam uma arte onde algum lugar um olhar irá se sentir confortável e aquilo vai ser algo maravilhoso, angústia, choro, alegria, risadas, emoções. Não sabe como as pessoas têm seus estados de espírito.

A arte algo que sente bastante orgulho , ainda mais que o mundo artístico tem um formato ainda machista, embranquecido, mas quando vê os colegas das arte Pretas, ou com a essência feminina preta isso a deixa maravilhosamente bem. Adora deixar essa essência com alguém que compra sua arte. E sente que é uma mudança ou melhor um diferencial da arte.

Paloma acha que é o sonho de quase todo artista e viver da sua arte, expressar essa loucura linda através da tinta. Também quer estudar, aprender novas técnicas, montar seu ateliê, ser professora de oficina de arte "e sei que aos pouco vou conseguindo a arte de uma mulher preta não pode se calar’’, finaliza.

Redes Sociais

instagram: @Loverso_arte/ @Pretasnatos/ palomamonteirofs



120 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page