top of page
  • Foto do escritorJuliana Santana

O sarau que se tornou um apoio a comunidade

Atualizado: 23 de fev. de 2023


O Sarau Salva é uma ação coletiva por parte dos moradores do bairro do Rochdale, localizado na cidade de Osasco. O ambiente escolhido para a primeira impressão pode ser visto inapropriado, pela fama que carrega nas quebradas. A idealizadora da iniciativa, Yasmin Gabrielle, não temeu em mudar a visão que as pessoas têm da viela, onde até antes da pandemia, acontecia o sarau salva. A viela que fica localizada numa travessa da São Luís no Rochdale, se tornou um espaço de atividades culturais.


Yasmin tem apenas 20 anos, é poetisa e mora no bairro do Rochdale. Após a revitalização da viela ao final de 2018, o projeto nasceu com o intuito de quebrar a fama que a viela tem nas quebradas.


A poetisa começou a participar de saraus e slams em 2016, mas foi em 2017 que ela se comprometeu de vez com essa missão, a partir de 2018 ela mergulhou nesse universo e em 2019 se consolidou como artista. Ela conta que o se reconhecer artista veio depois, antes ela precisou se firmar em sua identidade.



Yasmin Gabrielle - Foto por: Jeff Valério

Primeiro eu me identifiquei como uma mulher preta e periférica e com essa identidade vem o entender sobre quais espaços eu ocupava, onde eu queria chegar. Eu começo a rodar vários espaços com essa narrativa que me coloca nesse espaço “poeta”. Poeta principalmente da arte que é a poesia falada e com isso eu já me vejo no ambiente dos slams, dos saraus, das apresentações. Estando nesses ambientes eu me reconheço poeta, e dessa forma eu consigo alcançar vários espaços e pessoas de diferentes lugares, classes sociais, realidades e assim por diante” explica.


O Sarau salva se tornou uma ajuda para a comunidade, pois a comunidade fez o Sarau ser o que ele é. A participação das pessoas está desde o princípio quando a comunidade resolveu que ia fazer daquele espaço um lugar cultural. Uma soma de pessoas que acreditaram no potencial do projeto e por acreditarem na disposição das pessoas. Começaram uma mobilização e dali surgem diversas manifestações culturais naquele espaço.


Houve uma grande interação, aproximando várias pessoas, de diversas cidades, Yasmin explica a mudança nas pessoas “Eu acredito que hoje as pessoas têm muito mais respeito, muito mais admiração pelos outros, quando se deram a oportunidade de olhar para as pessoas de uma outra forma ali, naquela viela” conta.


CONHEÇA YASMIN GABRIELLE: @eita_min / @sarausalva.oz


59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page